Internet na Educação



Para mim esta simples frase sintetiza o que falta à Internet na Educação.

“O potencial comunicativo da Internet precisa ser explorado, no sentido de fortalecer uma prática pedagógica dialogada, que negocia sentidos, que escuta e dá voz aos atores envolvidos no processo, criando oportunidades para o trabalho em rede e para o desenvolvimento da capacidade de cooperar, aprender, aceder e produzir conhecimento.”

Nós como educadores podemos aproveitar estes recursos disponibilizados pela Internet! Utilizando o trabalho colaborativo com os nossos alunos ou até mesmo com os nossos colegas de trabalho. Não devemos perder este comboio e aproveitar esta longa viagem  que ainda temos que percorrer.

Como refere Paulo Freire, "Ninguém educa ninguém, ninguém educa a si mesmo; os homens se educam entre si, mediatizados pelo mundo."


4 comentários:

  1. Vou ter o privilégio de ser a primeira! Quanto à ultima frase... os homens se educam entre si... a Internet veio sem dúvida facilitar esta educação! Não existem barreiras geográficas que nos impeçam de estarmos numa aldeia global, que possamos partilhar uns com os outros os nossos conhecimentos e dessa forma construir novo conhecimento. Não aprendemos dos outros, mas com os outros... Somos todos iguais, e ao mesmo tempo diferentes...

    ResponderEliminar
  2. Pois é todos iguais todos diferentes...
    Gostei do teu blogue...está simples e muito agradável...

    ResponderEliminar
  3. Concordo com essa frase de Paulo Freire...realmente educamo-nos uns aos outros e o mundo é o nosso "professor"!
    A Internet tem um papel muito ativo na educação dos nossos alunos hoje em dia. Eles vivem no ciberespaço! Tudo o que realmente lhes importa está lá...e nós temos o dever de os orientar nesse mar de informação pois quando não sabemos nadar o mar pode ser muito perigoso! :-)

    ResponderEliminar
  4. É verdade Adélia, o nosso papel como educadores é o de colaborar com os nossos alunos. Devemos dar o exemplo, promovendo a partilha das aprendizagens e colaborando através da utilização das novas tecnologias.

    ResponderEliminar